Adolescência X Profissão

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Indecisão e medo são sentimentos muito comuns entre os jovens que irão prestar vestibular. A escolha da profissão a seguir é sempre um tema muito discutido entre os jovens, e que também gera muita polêmica. Afinal, não é nada fácil tomar uma decisão tão importante numa fase da vida em que estamos todos passando por muitas mudanças, tanto físicas quanto emocionais. Nesta idade, mudamos de opinião muito rápido, e o que nos agrada hoje pode não agradar amanhã.


O melhor caminho para resolver esse problema, é avaliar em si mesmo tudo o que lhe dá prazer em fazer, não se deixando influenciar pela opinião de pais ou colegas. A realização profissional sempre vem da junção de uma escolha sensata com o que nos faça bem.

Estar decidido é um dos passos mais importantes para concretizar seus ideais, por que por meio dele você poderá formular suas próprias metas e lutar por elas. Afinal, se você ainda estiver indeciso às vésperas do vestibular, pode acabar fazendo a escolha errada, que no futuro provocará um desencanto pela carreira e até a desistência.

Uma boa dica é ficar sempre muito bem informado, conhecer vários cursos, suas áreas de atuação e a melhor forma de conciliar a sua vida com a vida profissional. É importante saber que todos os cursos superiores exigem dedicação dos universitários, por isso não tenha a idéia de optar por um aparentemente mais fácil. Carreiras como medicina, engenharia, letras e administração, ainda são as mais procuradas, mas em meio a mais de 150 opções é importante ficar atento e não deixar-se enganar, pois uma boa faculdade não assegura sucesso profissional, que depende de até 70% da atitude do profissional.Quem já decidiu sua carreira não deve desistir pelo termo desemprego, pois assim como cita Renata Mello, "Quem faz a escolha certa tem mais autoconfiança, sobressai e chega ao sucesso".


Algumas dicas para o vestibular são: ler muito jornais, revistas e notícias do mundo atual que são, com freqüência, temas de redações, aprender uma língua estrangeira, conhecer a universidade para qual se vai prestar o vestibular, pois cada uma delas segue um padrão de provas, estudar no tempo livre, procurar informações contextualizadas, fazer testes vocacionais.

Boa sorte, faça sua escolha com muita calma e sempre pelo que lhe dá gosto em fazer. Abraços.


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe suas criticas construtivas e ideias para o crescimento do blog. Obrigado!

 
Portal dos Focas © 2011 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum