Homeopatia: Funciona Mesmo ou é pura Farsa?

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012




Você sabe o que é homeopatia? A homeopatia se baseia na cura de doenças tendo como base  de que "semelhante cura semelhante". Se dá pelo tratamento de um doente com uma substância que produziria, num indivíduo saudável, os mesmos sintomas (o que parece ilógico). Têm-se como exemplo a cafeína, que possui propriedades químicas capazes de elevar os batimentos cardíacos; para a homeopatia, a cafeína é utilizada para o tratamento de taquicardia (Ritmos cardíacos extremamente rápidos).

Muitos dizem que são curados por meio da homeopatia,  desde emagrecimento à cura de câncer. Mesmo com tantas "testemunhas", a homeopatia nunca teve comprovação cientifica; o que se comprovou realmente foi o famoso efeito "placebo"  (mesmo o remédio não possuindo nenhum composto ativo referente a cura de determinada doença, apresenta efeitos terapêuticos por conta dos efeitos fisiológicos da crença do paciente em estar sendo curado).

Vamos ser lógicos, como é que algum remédio que é diluído cerca de 10, 50 ou até 300 vezes em água, álcool e etc, pode fazer algum efeito? Isso é quimicamente impossível! Mas segundo a homeopatia, quanto mais diluído o remédio é, maior o poder de cura do mesmo! Ok...

Não poderia deixar de citar que, mesmo não sendo comprovada cientificamente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde reconhecem a homeopatia como válida para tratamento de doenças, e além disso, o Sistema Único de Saúde (SUS) gastou cerca de 3 milhões de reais em 2010 em investimentos com homeopatia.

Em 2005, a revista científica The Lancet publicou um artigo comparando 110 testes homeopáticos com placebo controlado e 110 testes médicos convencionais, e chegou-se a conclusão que " os efeitos da homeopatia são nada mais que efeitos placebo".

Alguns podem pensar que pílulas de sacarose, glicose ou cafeína não fazem mal algum, no entanto o apoio dado às preparações homeopáticas por farmácias e médicos traz consequências sérias. Além da homeopatia diminuir a confiança do público na ciência médica baseada em evidências, pode fazer com que pacientes com doenças graves que acreditam na homeopatia evitem procurar tratamento médico de verdade para tratar dos seus casos e com isso percam um tempo precioso. Isso pode custar suas vidas.

O governo ainda reclama que não há dinheiro para a saúde, mas jogam fora investindo em uma "pseudociência" sem comprovação científica. E os prejudicados somos nós, que vivemos do sistema público de saúde e que acreditamos na medicina séria, que realmente cura... Chega de farsas!

Por: Felipe Alves.


1 comentários:

  1. Unknown disse...:

    MUITO OBRIGADO! É muito bom saber que eu não sou o único que não me deixo levar por historinhas de conto de fadas... fala sério, homeopatia é uma piada!!!

Postar um comentário

Deixe suas criticas construtivas e ideias para o crescimento do blog. Obrigado!

 
Portal dos Focas © 2011 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum