Os Jogos mais Antigos do Mundo

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Você já parou para pensar de onde vieram os jogos eletrônicos, que temos hoje em nossos computadores e videogames? Eles não tem história curta, vem de longa data e trazem consigo muita história, demonstrando claramente como o ser humano foi capaz de desenvolver sistemas cada vez mais modernos. Então, vamos conhecer um pouco sobre os jogos eletrônicos e videogames mais antigos do mundo?

Tennis for Two (tênis para dois): foi o primeiro jogo de computador a ser criado, em 1958. Era uma simulação muito simplificada do esporte tênis, onde havia um ponto piscando, representando uma bola, na qual os jogadores comandavam o movimento por cima de uma linha vertical, a rede. 
Não havia na imagem a representação dos jogadores, apenas a bola e a quadra de tênis. Porém, este jogo nunca saiu do laboratório.


Spacewar: Já em 1961, um grupo de estudantes testava Spacewar. Um jogo eletrônico desenvolvido em um enorme computador que custava milhares de dólares. O objetivo era de se criar um jogo simulando uma batalha espacial, que mais tarde pode ser desenvolvido em um computador com desempenho maior. Possuía naves para simular inércia e um campo estelar aleatório para ajudar a controlar o movimento, além de um botão para emergências. Além disso, uma estrela no meio do campo de batalha, que gerava um campo gravitacional que tanto poderia ajudar quanto atrapalhar o jogador.  

Pong: Versão mais moderna de jogo eletrônico de tênis, em duas dimensões. O jogador controla uma paleta (barra vertical) no jogo movendo-a verticalmente no lado esquerdo da tela, e compete contra o computador ou outro jogador que controlam uma segunda raquete no lado oposto. O objetivo é fazer mais pontos que seu oponente, fazendo com que o oponente não consiga retornar a bola para o outro lado.











Gunfight: Desenvolvido em 1975, tratava-se de um fliperama que usava microprocessadores onde se podiam ouvir os disparos das armas no jogo.

Fairchild Channel F: Lançado em 1976, foi o primeiro videogame a ser realmente programado, assim os jogos podiam ser vendidos separados do videogame. Rodava jogos simples e assim agradou as crianças, acompanhando 26 jogos por U$19,95. Os botões possuíam inclinação, dando mobilidade ao jogo. Era possível pausar e cancelar.




Adventure: Sala secreta onde seu nome brilha em cores de arco-íris. Para entrar na sala, o jogador deveria levar um ponto cinza para a tela inicial. Esses segredos e truques se tornaram elementos obrigatórios nos games. Lançou-se também em versão japonesa o Space Invaders, que possui canhões e armas a laser.







Pac Man: Criado em 1980, tornou-se um dos jogos mais populares da época. O jogador tem uma cabeça redonda, com uma boca que abre e fecha, em um labirinto simples repleto de pastilhas e 4 fantasmas que o perseguiam. O objetivo era comer todas as pastilhas sem ser alcançado pelos fantasmas, em ritmo progressivo de dificuldade.




Estes são alguns dos jogos eletrônicos e videogames mais antigos da história. Agora podemos entender porque temos hoje tanta tecnologia! 
Abraços.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe suas criticas construtivas e ideias para o crescimento do blog. Obrigado!

 
Portal dos Focas © 2011 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum